sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ganha a escola com a dramaturgia e o lúdico na construção dos processos cognitivos


Marcello Ricardo Almeida explicita que a escola ganha com a dramaturgia e o lúdico na construção dos processos cognitivos. Este é um excerto de uma de suas 200 peças de teatro no método Teatro-Feijão-Com-Arroz registrado na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT/RJ) publicada na Revista de Teatro 513. A peça BULLYING: NÃO BULAM COMIGO sobre a violência na escola.

SITUAÇÃO DOIS

FASE A – Na escola do Cabeça.

PROFESSORADOCABEÇA: Atenção, crianças! Vamos recapitular a lição de hoje.

COLEGASDOCABEÇA: Vamos!

PROFESSORADOCABEÇA: A lição dos diagnósticos pra rotular um aluno.

COLEGASDOCABEÇA: Sim!

PROFESSORADOCABEÇA: Crianças! Alunos! Crianças!

COLEGASDOCABEÇA: Oi, professora!

PROFESSORADOCABEÇA: Vocês podem gritar mais alto, crianças?

COLEGASDOCABEÇA: Podemos!

PROFESSORADOCABEÇA: Então, lá v@i!

COLEGASDOCABEÇA: M@nda!

PROFESSORADOCABEÇA: Vamos reduzir a normalidade, crianças?

COLEGASDOCABEÇA: Vamos!

PROFESSORADOCABEÇA: Vamos espremê-la?

COLEGASDOCABEÇA: Vamos, sim!

PROFESSORADOCABEÇA: Pô-la dentro duma caixa de fósforos.

COLEGASDOCABEÇA: Sim!

PROFESSORADOCABEÇA: Quem tem excesso de energia sofre de quê?

COLEGASDOCABEÇA: Sofre de transtorno de déficit de atenção!

PROFESSORADOCABEÇA: Ou o quê?

COLEGASDOCABEÇA: Ou de hiperatividade, fessora!

PROFESSORADOCABEÇA: Ótimo, crianças!

COLEGASDOCABEÇA: Vamos pra próxima?

PROFESSORADOCABEÇA: Vamos. E um nível insuficiente de energia?

COLEGASDOCABEÇA: Sofre de depressão!

PROFESSORADOCABEÇA: E os que protestam em excesso?

COLEGASDOCABEÇA: Sofrem do transtorno passivo-agressivo!

PROFESSORADOCABEÇA: Ou? Ou? Vmos, crianças! Ou, ou? Ou?

COLEGASDOCABEÇA: Ou da falta de assertividade!

PROFESSORADOCABEÇA: Muito bem, cranças! Poristo que eu gosto desta turma.

COLEGASDOCABEÇA: Viv@@@@@@@@@@@@@!

PROFESSORADOCABEÇA: O excesso de atenção aos detalhes é?

COLEGASDOCABEÇA: Um comportamento obsessivo!

PROFESSORADOCABEÇA: E o excesso à ideia de agradar os outros é?

COLEGASDOCABEÇA: Também comportamento obsessivo, fessora!

PROFESSORADOCABEÇA: E a falta de interesse às pessoas?

COLEGASDOCABEÇA: É um comportamento anti-social!

PROFESSORADOCABEÇA: Vamos continuar diagnosticando a saúde?

COLEGASDOCABEÇA: Vamos, fessora! Vamos! Vamos!

PROFESSORADOCABEÇA: Qual é a pergunta, hem, Cabeça? Você que tem um braço levantado no meio de seus coleguinhas. Alguma dúvida, hem, Cabeça? Como gosta de interromper minhas aulas! Pergunte, Cabeça. Tá esperando o quê? Pergunte!

CABEÇA: De que doença sofria Cristóvão Colombo, fessora?

PROFESSORADOCABEÇA: Quer me desafiar, Cabeça?

CABEÇA: Não, professora.

PROFESSORADOCABEÇA: Continue. Quero ver aonde vai chegar.

CABEÇA: De que doença sofria Colombo, quando insistiu em atravessar o mar Tenebroso? E Santos-Dumont, que doença sofria quando quis inventar o avião? E Leonardo Da Vinci?

PROFESSORADOCABEÇA: Classe, pra que vaiar o Cabeça?

COLEGASDOCABEÇA: Eeeeeeh! O Cabeça é um. Vovó chama esse tipo, aí, de piolho-de-jorvina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário